Já sabemos que nos dias atuais é impossível ter um automóvel sem seguro. Seja por medo da insegurança vivida nas grandes cidades ou para ter mais tranquilidade na hora de acidentes, ter seguro é garantia de sossego e segurança.
Mas, ao contratar um seguro para seu veículo, é imprescindível ter a confiança de que estará amparado no momento em que precisar usá-lo. Para que você não caia em armadilhas, listamos os 7 maiores mitos e verdades que sobre o Seguro Auto, confira:
- Seguro para carro novo é mais barato
Verdade: Os veículos novos e seminovos, que são aqueles com até 5 anos de uso, podem ter o seu valor do seguro menor em relação aos veículos usados. Isso porque os veículos mais antigos tendem a exigir mais manutenção e reposição de peças, que geralmente não são encontradas com facilidade no mercado. A descontinuação da produção de determinado modelo também pode ter influência no valor do seguro.
- A cor do carro influencia no valor do seguro
Mito: O valor do seguro auto considera o modelo do veículo, ano de fabricação, área de circulação, perfil do condutor, entre outros requisitos. Não tendo relação alguma com as cores do automóvel.
- O Seguro do veículo é mais barato para mulheres
Verdade. As mulheres são comprovadamente mais cautelosas na condução de seus veículos, causando menos acidentes e danos aos automóveis, geralmente os homens são responsáveis pela maior parte dos acidentes. Sendo assim, na hora de analisar o perfil do condutor as mulheres tendem a pagar um valor menor. O desconto em relação aos valores para um condutor homem, pode ser de até 15%.
- Bens no interior do veículo são cobertos pelo seguro
Mito. O seguro auto cobre apenas o valor do carro ou de partes estruturais que sejam roubadas ou furtadas. Itens ou bens que fiquem no interior do automóvel, não são reembolsáveis, ao menos que exista uma cobertura adicional para objetos como celulares e notebooks.
- Rastreadores e bloqueadores influenciam no valor do seguro
Verdade. Mecanismos de segurança que possuem a função de facilitar a localização em caso de roubo e furto do carro, auxiliam no aumento das chances de recuperação do veículo, isso faz com que as seguradoras possam reduzir o valor do seguro.
- O valor do seguro está relacionado com o índice de roubos
Verdade. Fatores como índice de roubo, furto e acidentes, bem como a região de localização e deslocamento, são requisitos considerados pelas seguradoras na hora da cotação do seguro, sendo assim podem afetar o valor final.
- Guardar o veículo em garagem deixa o seguro mais barato
Verdade. Ter um lugar fixo para que o veículo fique estacionado pode reduzir consideravelmente o valor do seguro, uma vez que os carros que ficam nas ruas correm maior risco de roubo e furto.
Precisa de mais tranquilidade e segurança para conduzir o seu veículo? Faça agora uma simulação e contrate já o seu Seguro Auto, a proteção ideal para você e para o seu automóvel!

